Consultoria em Planejamento Comercial

O que é?

Nosso Planejamento Comercial/Vendas serve para desenvolver e implantar estratégias de vendas e atuação comercial a partir de análises de seus produtos vendidos, faturamento, carteira de clientes, ciclo de vida de clientes e produtos, margens praticadas, ROIs, estimativas do mercado potencial e das formas de comercialização disponíveis e utilizadas, estabelecendo os objetivos das ações de vendas e os caminhos para alcançá-las com melhor desempenho e, alinhamos o plano de comercial com o planejamento estratégico da sua empresa.

Elaboramos o planejamento do departamento comercial e ajudamos sua empresa a definir funções e recursos necessários para organização desta área ou sua nova estruturação, com objetivos estratégicos bem definidos melhorando a sua assertividade e o índice de negócios fechados.

 

Algumas Vantagens:

Planejar as vendas diminui a insegurança sobre a operação de sua empresa e gera maior clareza sobre suas capacidades. Também permite se antecipar aos fatores limitantes de venda e às ações da concorrência, dá fundamentos ao gestor para avaliar a sua política de preços, sua eficácia nas vendas e as possibilidades de crescimento – uma visão externa pode auxiliar muito no alinhamento comercial.

Gerar um passo a passo das atividades necessárias para a venda de produtos ou de serviços, conquista de clientes e fidelização.

Fundamentar e agilizar a tomada de decisões, permitindo uma melhor compreensão dos objetivos e capacidades das suas ações de comerciais e de vendas com o seu mercado.

Reagir rapidamente evitando soluções improvisadas, uma vez que o direcionamento estratégico das vendas está estabelecido com clareza para todos.

Gerar grande vantagem competitiva para sua empresa, agilizando as tarefas comerciais, de vendas e ADV administração de vendas e aumentando sua eficácia.

 

Como fazemos:

Iniciamos os trabalhos definindo as pessoas chave da organização e também os recursos que serão necessários para o desenvolvimento das atividades, através da distribuição de um cronograma de trabalho, que prevê a realização de um diagnóstico real, a etapa de um planejamento exequível e finaliza com um bom plano de ação com a avaliação e indicadores de resultados realmente efetivos.

O envolvimento das lideranças nas etapas da consultoria é tão importante quanto o envolvimento dos colaboradores – vendedores e representantes comerciais quando houver.

É no momento de crise em que o a equipe de vendas deve ser mais bem trabalhada, afinal os clientes pesquisam e pensam muito mais antes de efetuarem uma compra. A adoção de boas estratégias pode ajudar muito a empresa a se aproximar de seus clientes atuais e novos e consequentemente, aumentar as suas vendas.

 

Atividades importantes para o Planejamento Comercial Genesys:

 

  • Conhecimento do mercado e cliente

Buscamos conhecer o foco principal de sua empresa – o seu público-alvo. Saber quem ele é, quais são seus gostos, preferências, o que ele busca e quanto quer gastar e como a empresa se porta perante sua atuação nas vendas – contatos, visitas, vendas e promoções, integrados com o Marketing.

Um cliente que é bem compreendido pela empresa sempre estará satisfeito, e costuma comentar sobre a marca com amigos e conhecidos e resulta em uma divulgação espontânea à novos consumidores.

 

  • Constante Criação de novas técnicas comerciais – B2B e B2C

A evolução do Marketing digital (inbound) revolucionou o mercado e alterou significativamente as “formas de vender” (outbound), e-commerce. Equipes comerciais estão se modernizando rapidamente de maneira a implantar inovações nas técnicas de vendas para que sejam mais eficientes e que vendedores continuem a visitar clientes e entender diariamente quais as principais movimentações e dinâmicas do mercado – clientes, concorrentes, preços e produtos oferecidos e as trazer para a empresa, as tendências atuais e futuras que somente se conhecem estando de fato na rua, na linha de frente e visitando o mercado constantemente e pessoalmente.

 

  • Criação de relacionamento com o mercado atual e abordagem para aquisição de novos clientes

Introduzimos ferramentas comerciais de relacionamento para compreender e satisfazer as necessidades e desejos de cada grupo de clientes ativos, inativos ou potenciais,  Uma marca que tem um bom relacionamento com seu público se torna referência, transmite confiança e vende mais.

Analisamos o mercado em conjunto com sua equipe comercial, para melhor compreender quais são os fatores definidores de escolha do fornecedor versus o desempenho de sua equipe. Definimos estratégias competitivas e traçamos um plano de ação com indicadores de performance.

 

  • Aproximação de vendas com marketing

Vendas e Marketing muitas vezes não têm uma relação próxima. Porém é muito importante conhecer como acontece o processo de venda nos clientes e como o mercado funciona, estreitando a relação destes setores, criando um canal de diálogo entre eles através da transparência dos processos executados, de forma a utilizar este conhecimento interno e externo na relação com os clientes, criando um bom alinhamento de metas e objetivos.

Ajudamos na integração destas áreas, com treinamentos específicos.

 

  • SIV – Sistema de Informações de Vendas

Definimos quais as informações mais relevantes do seu mercado de atuação que sua empresa deve saber e implantamos um sistema SIV com os controles necessários para uma gestão comercial confiável e eficiente.

 

  • Consolidação de marca

Consolidamos sua proposta de valor para se tornar referência para seu público-alvo. Quanto mais forte for o seu negócio e as vendas, mais confiança os clientes terão e mais fácil será para adquirir novos potenciais consumidores.

 

  • Estudo do Portfolio de produtos e serviços

Elaboramos uma análise do portfolio atual, observando cada produto/serviço da carteira versus sua extensão, abrangência e oportunidades de mercado, volumes vendidos, os top 10s, curva ABC de Pareto, desempenho, custos, rentabilidade e posicionamento estratégico interno e de mercado.

Sugerimos sua continuidade ou não e analisamos propostas de lançamos novos produtos com intuito de diversificação e inovação para preservar e incrementar o fluxo de vendas seja na horizontalização ou na verticalização dos negócios.

 

  • Análise, formação e política de preços – do desejado ao praticado

Analisamos os preços dos produtos/serviços vendidos por sua empresa, considerando como um dos principais determinantes para o posicionamento adequado da marca e sua competitividade no mercado. Os resultados financeiros das vendas é que vão impactar diretamente em sua rentabilidade e às possibilidades de crescimento e expansão da empresa no mercado.

 

  • Análise da distribuição, canais, geografia de mercado, abrangência e PDV

Entregamos um estudo com as melhores alternativas e recomendações de soluções mais viáveis, com as necessárias análises das políticas comerciais regionais e adequação das equipes de vendas externas e internas para alavancar o faturamento da empresa, incrementar o volume de vendas e a rentabilidade, estudando e mapeando geograficamente as regiões potenciais de vendas pouco ou não exploradas e a capacidade de entrega logística com custos adequados.

 

  • Estudo de promoções e vendas especiais

Parte da análise e recomendações da consultoria Genesys, passa pelas importantes funções da Administração de Vendas/Back Office pois esta, trabalha com os diretamente com os  pedidos  e com uma grande quantidade de informações relevantes provenientes do campo, da equipe de MKT e da capacidade produtiva que naturalmente contribui para a formação de uma inteligência comercial necessária para sugerir e implementar planos de campanhas promocionais.

 

  • Estudo do plano comercial com estratégias criativas

A previsão de vendas é mais do que estratégica e fundamental para a organização de sua empresa. A partir das metas de faturamento futuro – curto, médio e longo prazos, informados pela área comercial em conjunto com o PCP planejamento da produção, demandas, logística, clientes e qualidade, é possível para a empresa fazer seu planejamento de investimentos pelos resultados financeiros projetados, de capacidade produtiva, novas técnicas de entregas, de recursos humanos, de suprimentos, expansão ou retração da empresa entre outros.

 

  • Marketing digital, redes sociais – a venda através dos melhores canais

 

  • Equipe de especialistas

Vendas é uma área bem mais complexa do que parece, é preciso treinar colaboradores e contar com a ajuda de profissionais especializados em e elaborar estratégias de sucesso para a venda aos clientes dependem de como a área comercial está estruturada e se está preparada para dar o suporte necessário para que as equipes de vendas internas ou externas cumpram suas metas e objetivos e com remunerações adequadas.

Damos o suporte em treinamentos internos de capacitação aos funcionários e colaboradores como também apoiamos no processo de recrutamento e seleção de novos entrantes para cargos desta natureza quando necessário. Fomentamos os aspectos comportamentais em vendas e desenvolvimento pessoal voltado para as vendas em alta performance.

 

  • Commercial Interin Management – Gestão Comercial interina

Nossos projetos têm prazos acordados de finalização. A Genesys oferece em casos especiais, a gestão interina de um profissional para promover o avanço do projeto internamente, até que a sua empresa esteja adequada e assistida por outros profissionais.

 

  • Leads2b – Software de Planejamento Estratégico Comercial

Oferecemos esta inovação inédita em consultoria e sugerimos que desde o início dos trabalhos, sua empresa adquira conosco uma excelente plataforma do parceiro de software Leads2b para trazer à consultoria um trabalho mais inteligente, rápido e menos custoso, organizado e interativo, com a vantagem de ficar instalado em sua empresa e poder ser atualizado constantemente.

A Leads2b é uma ferramenta que tem ganhado destaque no cenário brasileiro de empresas de todos os portes, startups, , por oferecer uma solução completa e eficiente para gestão e geração de novos negócios. A missão deste parceiro de software para incremento das vendas é oferecer uma solução baseada em três pilares: ferramenta, metodologia e dados, tornando possível encontrar empresas para prospectar, automatizar etapas e controle de todo comercial.
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